Você sabia que produzimos o nosso próprio tofu?

O tofu é um ingrediente muito importante na culinária japonesa. Seu preparo é bastante versátil e possibilita uma variedade grande de pratos, e muitos veganos. Conhecido no Brasil como queijo de soja, a primeira impressão é de algo insosso e meio sem graça, mas ele assume papel importante em saborosas receitas combinados com molhos e outros temperos e ingredientes. Por ser feito a partir da soja, o tofu tem excelentes propriedades nutritivas, sendo uma ótima fonte de proteína, sem glúten e pouco calórico.

Em nosso restaurante, oferecemos em nosso cardápio vários pratos com tofu. Como ficamos sem nosso fornecedor do produto, que deixou de produzi-lo, uma das alternativas era fazer nosso próprio tofu e manter a qualidade de nossas receitas. Então a Chef Alice iniciou a produção na cozinha do próprio restaurante.

A produção do tofu é bastante simples. Inicialmente, optaram pelo uso da soja orgânica. A soja é deixada de molho e triturada, depois a mistura é levada ao fogo. Depois de cozida, é hora de coar, separando o leite do okara, que é o resíduo que sobra da soja e é usado também como ingrediente na culinária japonesa. O leite de soja então volta à panela e recebe o coagulante, nós usamos sal amargo, e assim começa a se formar o tofu. A mistura é transferida para os moldes e em poucos minutos o tofu está pronto!

Fazer nosso próprio tofu nos possibilitou o uso de todos os ingredientes resultantes da produção. Mesmo a soja e o okara passaram a fazer parte de nossas entradas e junto com o leite de soja compõem a receita de nossos biscoitos. Além disso, aumentamos o número de pratos vegetarianos e veganos que levam o tofu como opção de proteína, como o gyoza vegano, o tofu katsudon e o curry com tofu a milanesa. Nosso cardápio completo você pode visualizar aqui.

Estamos muito satisfeitos com o nosso tofu caseiro e as novas receitas, aproveitamos para convidá-los a vir provar! 🙂

Você sabia que produzimos o nosso próprio tofu? | Yuzu-an

 

Posts Relacionados

Os comentários estão desativados.