"Yuzu-an quer dizer cheirinho da terra natal ou lembrança da infância. Somos fiéis a essa proposta de transportar de volta para as origens e de apresentar às pessoas uma gastronomia rica, muito além do trivial."

A Chef

        Entre 1990 e 1995, a chef Alice Yumi Shibata Yamanishi iniciou a sua carreira como garçonete e terminou como professora de culinária em uma escola preparatória de noivas na província de Kochi, Japão. 
        Ao regressar ao Brasil, atuou na embaixada japonesa, onde passou a desenvolver as receitas aprendidas durante a temporada no exterior, e de 2005 a 2010 assumiu o restaurante Kosui como chef de cozinha - eleito o melhor restarante japonês pela Veja - Comer & Beber 2010/2011.
        Em maio de 2012, inaugura-se o Yuzu-an. O nome do estabelecimento é uma homenagem ao pequeno restaurante de Kochi, na qual a chef iniciou a sua caminhada na arte de cozinhar.


O Restaurante Yuzu-an

        “Yuzu (柚子)” é uma fruta cítrica, típica do Japão, caracterizada pelo agradável aroma que - segundo a chef - faz relembrar a infância, a terra natal. A palavra “An (庵)” simboliza  “casa”. Portanto, pode-se dizer que a proposta do restaurante Yuzu-an é evocar o palato saudoso, através da singular culinária japonesa.
        Os pratos oferecidos no restaurante preza por resgatar e manter a “autêntica culinária japonesa”, não sendo adepto ao dominante menu baseado em sushi e sashimi que - aliás - não se encontram no cardápio do Yuzu-an.
        Mas isso não é problema. O restaurante serve uma grande variedade de pratos principais. O ambiente é simples, sem luxo. Membros da Embaixada do Japão e clientes conquistados com propaganda boca a boca são os principais frequentadores.