O Ceviche

Criado na Costa do Pacífico, o prato vem conquistando apreciadores no Brasil e no resto do mundo. Considerado afrodisíaco e revigorante, o ceviche é uma técnica de cozimento de peixes e frutos do mar marinados em suco de limão ou de outras frutas cítricas, que, por conta da ação cáustica, mudam a textura e a cor desses alimentos.

Uma primeira versão do Ceviche é registrada como sendo de cerca de 2000 A.C. entre o povo Mochica do litoral norte do Peru, onde o peixe era marinado em suco de tumbo ou curuba (um fruto similar ao maracujá). Os Incas faziam algo similar usando “chicha”, bebida fermentada de milho. Ainda em tempos pré-colombianos foi acrescentada a pimenta “aji”, muito picante, hoje obrigatória nesse prato. O limão só veio a ser usado a partir do século XVI quando chegaram os espanhóis, sendo hoje indispensável nas receitas.

Há pelo menos dois séculos, do acervo culinário e do dia-a-dia de diversos países da América Latina, além de existirem muitas variações da receita. ‘Mudam-se os peixes, os frutos do mar, as pimentas, as frutas cítricas, o tipo e corte da cebola e os acompanhamentos, além do tempo de cozimento. No Equador, por exemplo, um dos ceviches mais tradicionais é feito com camarões e molho de tomate, e vem acompanhado de pipocas.

Fonte: Yahoo!

Posts Relacionados

Os comentários estão fechados.