Eleitos por diplomacia

Sushi e sashimi não estão no cardápio do Yuzu-an, no Clube Nippo, na Avenida das Nações. Mas isso não é problema, a chef de cozinha Alice Yumi Shibata Yamanishi serve mais de 50 tipos de pratos principais. O ambiente é simples, sem luxo. A qualidade e o sabor da comida surpreendem. Membros da Embaixada do Japão em Brasília e clientes conquistados com propaganda boca a boca são os principais frequentadores.

O ministro dessa representação diplomática, Masahiro Takasugi, vive na cidade há pouco mais de dois anos. Quando sente falta da rotina no Japão, vai ao Yuzu-an. O yakissoba tradicional está entre os preferidos dele: “O molho é diferente e a massa também. A almôndega japonesa é ótima”, diz. A almôndega é um bolinho de carne empanado, com temperos genuínos do Japão.

Além do cardápio fixo, Yumi oferece o prato do dia. O wafu-steak, filé mignon no ponto perfeito, coberto por cogumelos japoneses, é uma das opções. É servido com quatro acompanhamentos, como arroz japonês, cozido sem gordura e sem sal, e o delicioso bolinho de batata e karê, como japoneses chamam o curry, com molho especial.

Todos os pratos levam um toque de yuzu, limão oriental de cheiro e gosto peculiares, que vem em raspas nos pratos e dá nome ao restaurante. “Yuzu-an quer dizer cheirinho da terra natal ou lembrança da infância. Somos fiéis a essa proposta de transportar de volta para as origens e de apresentar às pessoas uma gastronomia rica, muito além do trivial”, diz a respeitada chef Yumi.

Fonte : Revista Brasília Encontro – Correio Braziliense.

Posts Relacionados

Os comentários estão fechados.