Donburi: Combinações infinitas dentro de uma grande tigela de arroz

Donburi é o nome do bowl, geralmente de cerâmica, usado na cozinha japonesa para servir refeições fartas que se resumem ao conteúdo dentro da tigela. Por ser bem maior do que uma tigela comum, ele é prático para servir preparações com caldo, como o lámen.

O termo também define um dos pratos mais populares do Japão moderno, que tem como único item obrigatório o alimento mais amado pelos japoneses: o arroz branco. Os ingredientes que acompanham o arroz podem ser quentes ou frios, crus, cozidos ou fritos. As carnes podem ser de peixe, ave, bovina ou suína.

Versátil, o donburi é apreciado o ano inteiro, variando a identidade conforme a mudança dos produtos sazonais que vão por cima do arroz. Algumas versões mais sofisticadas são servidas exclusivamente em restaurantes, com iguarias como enguia grelhada, ouriço-do-mar, ovas de salmão e carne de caranguejo, entre outros.

Mas é possível transformar as sobras do frango da refeição passada em um delicioso oyakodon com uma simples refogada de cebola e molho shoyu, finalizado com ovos mexidos. Essa praticidade e baixo custo fizeram com que o prato se tornasse muito popular entre os trabalhadores de grandes centros urbanos do arquipélago, que buscam uma refeição rápida e farta.

Confira os donburis mais pedidos aqui do Yuzu-an:

Oyakodon (donburi de frango e ovos mexidos)
O nome, que significa literalmante “pai e filho”, é uma brincadeira com a combinação de ingredientes duplamente suculenta que une a maciez da carne de frango e o molho incorporado aos ovos mexidos que vão em cima do arroz. Nossa receita leva peito de frango em fatias cozido com cebola, shiitake e finalizado com ovo e nori.

Katsudon (donburi de katsu – milanesa de lombo suíno)
Um dos tipos de donburi mais populares no Japão, consiste em uma suculenta milanesa de lombo suíno (tonkatsu) com lascas de cebola, shiitake e ovos mexidos levemente cozidos com molho a base de shoyu. Tudo isso em cima do imaculado arroz japonês.

Gyudon (donburi de carne bovina)
Uma grande tigela de arroz com finas fatias de filé mignon e tiras de cebola cozidas em molho à base de shoyu e finalizado com ovo e nori. Tem um sabor mais intenso e adocicado e é uma ótima opção para os dias frios.

Tendon (donburi de tempurá)
O atrativo deste donburi fica por conta da crocância do tempurá de camarões ou de legumes. Vem acompanhado de nosso delicioso molho teriyaki caseiro.

 

Adaptado de: http://hashitag.com.br/

Posts Relacionados

Os comentários estão fechados.