Chef Naoyuki Yanagihara apresenta o Washoku, a tradicional culinária japonesa

Em evento realizado nos dias 16 e 18 de setembro, foram apresentados os conceitos do Washoku (Tradicional culinária japonesa) em Brasília pelo Chef Naoyuki Yanagihara.

Naoyuki Yanagihara veio de Akasaka, Tokyo e nasceu em uma família que se especializou em culinária japonesa por 200 anos, através de 4 gerações. Naoyuki recebeu o seu primeiro conjunto de facas aos 6 anos de idade.

Professor e vice-presidente da Escola Yanagihara de Culinária Tradicional Japonesa, Naoyuki é embaixador de um programa promovido pela Agência de Cultura do Governo Japonês, em colaboração com o Ministério das Relações Exteriores, que percorre o mundo compartilhando conhecimento sobre a culinária japonesa.

naoyuki-yanagihara-yuzu-anChef Naoyuki Yanagihara

Durante a palestra, Yanagihara apresentou o Washoku como Patrimônio Mundial da Humanidade, a diferença entre o Washoku (culinária japonesa) e o Youshoku (culinária ocidental), o Umami  – o quinto sabor, o processo da pesca e preparo dos peixes, os recipientes japoneses, entre outros assuntos.

palestra-naoyuki-yanagihara-yuzu-anPalestra – Washoku for All

Após a palestra, foi iniciada a segunda parte do evento, com a demonstração do preparo de alguns pratos típicos.

Utilizando o konbu e o katsuobushi, foi preparado um autêntico dashi. Após a finalização, o caldo foi utilizado no preparo de Yosetamagowan, que recebeu ovos, cogumelos shiitake e enfeites feitos através de nabo japonês e cenoura.

Em parceria com a Embaixada do Japão, a chef Alice Yumi participou – juntamente com o chef Shin Koike (SP) – na organização dos eventos realizados em Brasília.

yanagihara-alice-shin-yuzu-anChefs Yanagihara, Alice Yumi e Shin Koike

A palestra-demonstração do Chef Naoyuki Yanagihara foi realizado no dia 16 de setembro de 2015 na Escola Modelo de Língua Japonesa e no dia 18 de setembro de 2015 no Centro Universitário IESB.

O chef veio diretamente de Nova Zelândia, em que foram realizadas as primeiras palestras, e embarcou do Brasil no dia 19, na missão de continuar a expansão do conhecimento sobre o Washoku nos Estados Unidos e no Canadá.

WASHOKU PARA TODOS
Realização: Embaixada do Japão, Agência de Cultura e Ministério das Relações Exteriores do Japão.
Apoio: Chef Shin Koike e Chef Alice Yumi (Yuzu-an).
Cobertura Fotográfica: Taku Ando
Fanpage: Washoku for All – Naoyuki Yanagihara

Os comentários estão desativados.