14º Festival Gastronômico Yuzu-an

O 14º Festival Gastronômico do Yuzu-an acontecerá logo logo, no dia 08 de fevereiro!
Nessa edição serviremos o famoso HAKATA LAMEN!

Conheça o Hakata Lamen

O Hakata Lamen é considerado um dos 3 mais populares tipos de Lamen do Japão (juntamente com Tokyo e Sapporo). O lamen típico do norte de Kyushu, mais especificamente de Hakata e Kumamoto.  Muito tempo atrás, Hakata e Nagahama, dois distritos em Fukuoka, tinham tipos diferentes de lamen, mas fundiram-se em apenas um tipo.

Seja de Hakata ou Nagahama, o lamen de Fukuoka conta com um caldo feito principalmente de ossos de porco, que são cozidos por um longo período em alta temperatura. Tal método de cozimento faz com que os ossos liberem sua essência no caldo, o que dá sua forte característica. Os sabores variam dependendo do tempo de cozimento e de quais ossos foram usados. O saboroso molho de soja não costuma ser adicionado, porém, há algumas exceções em que algumas lojas servem o caldo mais escuro. O molho pode vir servido a parte para que seja usado na medida desejada.

O macarrão é diferenciado – de textura firme e muito fino, liso e branco. Os acompanhamentos mais populares para o Hakata Lamen são o chachu (lombo de porco fatiado) e cebolinha. Também é  muito utilizado o benishoga (gengibre vermelho em conserva). Gergelim triturado ou tostado e karashi takana (mostarda verde apimentada em conserva) também são opções. As lojas de Kyushu também usam alho como condimento. No estilo Hakata, alho triturado é adicionado a gosto pelo cliente.

A atração

A noite contará com a apresentação do Hikari Daiko, grupo de Wadaiko (percussão japonesa), campeão no XI Festival Brasileiro de Taiko.

“Hikari” [光] significa luz, brilho e conotação de esperança, os sentimentos na qual o Hikari Daiko se espelha ao tocar. Fundamentos da filosofia oriental presente na arte japonesa, que, também, se manifesta na arte do taiko.

hikari-daiko

O Festival

Nossa receita leva caldo à base de tonkotsu (osso suíno) e será servido acompanhado de chachu (lombo fatiado), cebolão e benishoga (conserva de gengibre).
Infelizmente nessa edição não ofereceremos a opção vegetariana/vegana tendo em vista a própria composição do caldo.

Os convites antecipados já estão a venda, R$ 45,00! Corra que são limitados!
Na hora os convites estarão por R$ 50,00.

14-festival-cartaz

 

Os comentários estão fechados.